Loja Online

Minha Conta

Os esportes de endurance têm em comum a necessidade de um preparo físico voltado para a resistência. Provas de longas distâncias e multiesportivas são bons exemplos do que esperam os atletas dessa categoria.

Diferente de outras modalidades, as competições endurance costumam demandar um tempo maior de dedicação em treinos e muita paixão pelo esporte.

Se você quer saber mais sobre o preparo físico necessário para competições de endurance, dicas de treino e como se sair bem nas provas, então esse artigo é para você! 

O diferencial endurance

Traduzido como “resistência”, os esportes de endurance mais comuns são corrida, ciclismo, natação, travessia, triathlon, mountain bike, montanhismo, maratona e por aí segue a longa lista. 

O que todas essas modalidades têm em comum são suas longas provas que exigem muita resistência e preparo físico dos atletas que as competem. 

Os treinamentos dedicados aos esportes de endurance são focados em aprimorar a respiração e a capacidade dos atletas em prosseguir com um grande nível de esforço e manter o alto rendimento por longos períodos.

Apesar do seu direcionamento principal, os treinos de endurance podem agregar e muito a rotina de diversos esportes, uma vez que seus treinos contemplam o aperfeiçoamento do condicionamento físico. Além, é claro, de interferir positivamente na qualidade de vida e saúde de quem os pratica.

Preparo físico para competições endurance

Dentre os diversos modelos de treino nos esportes de endurance, é possível destacar focos de atenção que se repetem, independente da modalidade praticada.

✅Treinamento de resistência

O corpo do atleta de endurance precisa estar preparado para longos períodos de esforço. Seja na água, nas pistas ou sobre rodas, os treinos devem ter o objetivo de exercitar a resistência.

Isso não significa que todos os treinos serão longos, nem mesmo que haverá treino todos os dias. É preciso seguir uma agenda que intercale distância, força e velocidade para fornecer ao corpo o preparo físico necessário.

✅Respiração

Etapa importantíssima para atletas de endurance, uma vez que, nessas modalidades, o objetivo do atleta é fazer do oxigênio sua principal fonte de energia.

Quanto melhor for sua técnica de respiração, mais combustível você será capaz de oferecer ao corpo durante o exercício. Além disso, sua frequência respiratória tem interferência direta na sua performance e na sua recuperação muscular.

✅Nutrição esportiva

A estratégia de alimentação e suplementação usadas para esportes endurance não é a mesma para todos os esportes. As fontes de pré-treino e pós-treino, além do uso do intratreino variam com os objetivos.

Por isso, é muito importante que seja feito um acompanhamento de nutrição esportiva, que será capaz de direcionar sua alimentação e suplementação de acordo com o seu propósito.

✅Hidratação

Quanto maiores as distâncias percorridas e o esforço empregado, maiores as chances de perda de sais minerais importantes. Desse modo, a hidratação é fator decisivo antes, durante e após as competições de endurance.

Leve sua hidratação com você e determine um ritmo para fazê-la. Não deixe de contar com um nutricionista esportivo para definir a melhor abordagem na sua hidratação durante as competições.

✅Descanso

Os dias de descanso e de treinos regenerativos não devem ser evitados, eles têm a função de ajudar na recuperação e regeneração orgânica, além de preparar para cargas maiores.

Prepare-se para a competição

Chegou a hora de competir! E agora?

Treine para o objetivo:  ninguém sai de casa um belo dia e corre 42 quilômetros direto. Chegar em uma competição de endurance é uma construção em etapas e é preciso caminhar com a evolução.

Saiba seu objetivo e tenha uma agenda de treinos estratégicos para preparar o seu corpo para ele.

Pegue leve na semana: a semana da competição não é o momento para tirar o atraso do treino. Então não vá treinar tudo nos dias anteriores, ok?

Respeite o tempo de descanso e pegue leve. Assim você preserva sua melhor performance e evita lesões.

Cuide da mente: lembre-se de dormir bem antes da prova e de cuidar do seu preparo mental. A ansiedade antes da competição é comum e pode atrapalhar o seu desempenho, então não negligencie a sua saúde.

Conheça seu corpo para saber quais estratégias adotar durante a prova, quando aumentar ou diminuir o ritmo, além de manter uma respiração adequada e eficiente.

Equipe-se: a tecnologia está aqui para ajudar nos avanços em todos os campos e nos esportes não seria diferente. Abrace as oportunidades de melhorar seu desempenho. 

No endurance, a respiração é uma chave muito importante para a performance e, para isso, você pode contar com ferramentas especializadas como é o caso da Airwaav Endurance. A placa esportiva se adequa com firmeza à boca e promove um correto posicionamento da língua, sendo capaz de aumentar a expansão das vias aéreas em até 25%.

Em competições de longa duração, inclusive aquáticas, a Airwaav Endurance reduz a frequência respiratória em 20% e os níveis de cortisol em até 50%. Assim, ela melhora a performance do atleta, sua resistência muscular e seu tempo de recuperação.

Gostou do que leu até aqui? Não deixe de conhecer ainda mais sobre como a Airwaav pode ajudar no dia a dia da sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *